O que eu devo esperar do meu exame de vista?

O que eu devo esperar do meu exame de vista?

Você precisa agendar um exame de vista pela primeira vez na vida ou faz anos que não visita um oftalmologista e está com dúvidas sobre como será sua consulta? Então, esse artigo é para você!

Nele, vamos falar um pouco mais sobre os procedimentos que podem ser feitos no consultório do especialista em saúde ocular, se você precisa se preparar de alguma forma para a sua realização e se é preciso se preocupar com sentir dor.

Para já adiantar, podemos dizer que não é necessário se preocupar com nada! A consulta com um oftalmologista é bem tranquila, não causa dor e não exige maiores preparações. Continue lendo para saber mais e saiba o que esperar do seu exame de vista.

Leia também: 7 coisas para saber antes de marcar sua consulta oftalmológica

Como é feito o exame de vista?

Apesar de ser chamado de exame de vista, um exame oftalmológico envolve diversos procedimentos para avaliar a saúde ocular, investir algum sintoma (se houver) ou realizar um diagnóstico de forma precoce.

Confira quais são os principais exames realizados e veja como eles são feitos.

Motilidade ocular

 exame de vista

O exame de vista de motilidade ocular é aquele que avalia a movimentação dos olhos. Para isso, o médico utiliza um item, como uma caneta ou uma pequena lanterna, levando de um lado para o outro para identificar se há problemas no alinhamento dos olhos.

O procedimento é rápido, não causa nenhum desconforto e auxilia a diagnosticar:

Nesse momento, o oftalmologista também realiza uma análise da parte visível do olho, verificando se há sintomas, como vermelhidão, sinais de infecção, presença de sangramentos e outros pontos que indicam doenças.

Dê play na nossa live com os doutores Alexandre Rosa e Renato Palácios e Dra. Thais Mendes e saiba mais sobre saúde ocular e os principais sintomas que indicam que há algo de errado.

Reflexo de pupila

O que eu devo esperar do meu exame de vista?

Realizado junto com o teste de motilidade, o exame de vista de reflexo pupilar é aquele em que uma pequena luz é direcionada para cada olho para avaliar se a pupila consegue se contrair e dilatar em diferentes momentos.

Caso o tempo de resposta seja maior do que esperado ou o reflexo esteja ausente, é um sinal que há lesões na retina ou problemas no nervo óptico.

Vale ressaltar que nesse procedimento pessoas mais sensíveis à luz podem sentir um leve desconforto temporariamente durante a realização do exame.

Confira: Infográfico – Conheça as partes do olho

Campimetria por confrontação

	 exame de vista

O nome desse exame de vista é complexo, mas ele é muito simples e rápido. Basicamente, o médico utiliza suas mãos para definir qual é o campo de visão.

Então, o paciente fica sentado, com um dos olhos cobertos e o outro fixo em um ponto central, e precisa informar o especialista quando ele não consegue mais enxergar a mão do médico com clareza. O mesmo processo é repetido com o outro lado.

A partir dele é possível identificar anormalidades no campo visão, que podem ser causadas por problemas:

Esse procedimento é ainda mais importante para pacientes que já contam com diagnóstico das condições citadas acima.

Exame de refração

O que eu devo esperar do meu exame de vista?

 

Também conhecido como apenas exame de vista, esse procedimento analisa a acuidade visual de um paciente. Em outras palavras, ele avalia se há dificuldades para ver de perto ou de longe.

Para isso, o paciente se senta na frente de um aparelho e precisa ler um painel com letras em diferentes tamanhos. Caso tenha dificuldade, o médico troca a lente do equipamento até encontrar uma que corrija o seu problema. O procedimento também é indolor.

A partir dos resultados, o paciente saberá se precisa usar óculos ou lentes de contato. Veja a nossa live completa sobre o tema e tire suas dúvidas.

Fundoscopia direta

O que eu devo esperar do meu exame de vista?

A fundoscopia também é um exame de vista básico que deve ser realizado durante a consulta com um oftalmologista. Ela permite que o profissional avalie o fundo do olho, mais especificamente o nervo óptico, e a mácula, facilitando o diagnóstico de doenças que afetam essas estruturas.

É necessário usar colírio para dilatar a pupila do paciente e projetar uma luz dentro do seu olho. A reflexão da luz, então, permite a análise da parte posterior do globo ocular.

O procedimento é simples e não causa dor, mas, por exigir a dilatação da pupila, o paciente pode ter dificuldades para enxergar claramente. Por isso, recomenda-se que vá acompanhado e não dirija ou ande sozinho após o exame de vista.

Esses são os procedimentos básicos realizados por um oftalmologista. Em alguns casos, o médico pode solicitar outras avaliações, como:

  • tonometria: analisa a pressão ocular do paciente, auxiliando no diagnóstico de glaucoma;
  • gonioscopia: permite a visualização da área entre a íris e a córnea e
  • mapeamento de retina: para investigar se há lesões ou anormalidades na retina.

Conheça outros exames oftalmológicos no vídeo abaixo.

Agora que você já sabe como é um exame de vista, não perca mais tempo e agende o seu. Nós, da RetinaPro, contamos com uma equipe altamente qualificada para prestar serviço especializado de oftalmologia em Belém.

Entre em contato e marque sua consulta.

E para mais conteúdos desse tipo, nos siga no Facebook, Instagram, YouTube e Spotify.

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Receba nossos conteúdos exclusivos!
Assine a newsletter para se manter atualizado de todas as novidades


Skip to content