Tudo sobre vasculite retiniana

Tudo sobre vasculite retiniana

A vasculite retiniana é o termo utilizado dentro da oftalmologia para se referir a qualquer tipo de inflamação que ocorre nos vasos sanguíneos da retina, a estrutura localizada na parte posterior do olho. Essa inflamação pode ocorrer por diversos motivos, como consequência de uma infecção, de uma reação do sistema imune, do desenvolvimento de tumores ou ainda sem nenhuma causa aparente.

Independente do tipo, é importante procurar um oftalmologista quanto antes para evitar complicações, que podem envolver hemorragias, vazamentos de líquidos, bloqueio dos vasos sanguíneos ou ainda a morte das células da retina. Continue lendo esse artigo para saber mais e tirar suas dúvidas sobre vasculite retiniana.

O que é vasculite retiniana?

Dentro da medicina, há diversos termos que utilizamos para falar sobre doenças e condições de saúde. Um exemplo disso são os problemas terminados em “ite”, como vasculite, que designam uma inflamação.

Já o prefixo “vascul” representa a área do corpo que é atingida. Nesse caso, são os vasos sanguíneos. Em outras palavras, a vasculite retiniana é o nome dado à condição caracterizada pela inflamação dos vasos sanguíneos da parte posterior do olho, na estrutura chamada retina.

Esse problema não é tão comum, afetando, de acordo com o periódico eOftalmo, 1 a 2 pessoas a cada 100.000 habitantes nos Estados Unidos. Ele pode ocorrer apenas em um olho, mas a forma bilateral é mais comum.

Quais são as causas da vasculite retiniana?

A vasculite retiniana pode ocorrer por diversos motivos. Ainda de acordo com o periódico eOftalmo, cerca de 15% dos casos de uveíte (inflamação da úvea) contam com evidências desse problema.

Além disso, a doença também está relacionada com algumas infecções, como:

  • sarcoidose: também chamada de doença de Besnier-Boeck. Não é comum no Brasil;
  • tuberculose: quando a bactéria atinge os olhos;
  • citomegalovírus: vírus da mesma família da catapora e da herpes, e
  • HIV: já que o vírus pode danificar os tecidos oculares.

A inflamação também pode ocorrer como uma reação do sistema imunológico, como ocorre na granulomatose de Wegener e no lúpus eritematoso sistêmico. Dê play na nossa live abaixo e saiba mais sobre a influência de doenças reumáticas nos olhos.

Tumores, parasitas, doenças oclusivas e inflamações em outras estruturas oculares também podem ser a causa da vasculite retiniana. Vale ressaltar ainda que há casos sem nenhuma causa aparente.

Saiba mais: Conheça 6 doenças que causam a inflamação dos vasos da retina!

Como é feito o diagnóstico?

A vasculite retiniana, em primeiro momento, não apresenta sintomas, o que dificulta o seu diagnóstico. Mas, com o avanço da inflamação, o paciente pode se queixar de:

  • visão turva;
  • mudanças na percepção das cores;
  • moscas volantes;
  • flashes.

Em alguns casos, também há a redução da visão de cores e desconforto ocular. É importante frisar aqui que, dependendo da causa, pode haver sintomas em outras áreas do corpo. No caso de tuberculose, por exemplo, o paciente pode ter tosse ou febre, por exemplo.

Na presença de manifestações que indicam vasculite retiniana, é necessário consultar um oftalmologista, que realizará exames para avaliar os vasos sanguíneos da parte posterior do olho, como:

Dê play na nossa live sobre exames e saiba mais sobre cada um desses procedimentos.

Alguns médicos podem também solicitar exames para identificar a presença de doenças infecciosas ou autoimunes, auxiliando no diagnóstico.

É possível curar a vasculite retiniana?

A vasculite retiniana, em muitos casos, pode ser curada. Quando a inflamação é uma consequência de uma infecção, basta eliminar o vírus, bactéria ou agente causador do organismo.

Já quando a inflamação é uma consequência de um processo autoimune ou doenças oclusivas, só é possível controlá-la. Isso pode ser feito a partir de medicamentos ou procedimentos, dependendo do nível de seriedade da condição.

A vasculite, então, torna-se crônica e deve ser acompanhada de forma frequente por uma equipe multidisciplinar. É importante frisar aqui que a vasculite retiniana pode ter algumas manifestações que exigem intervenção rápida, como é o caso de:

Em todos esses casos, o paciente deve passar por uma avaliação oftalmológica completa para analisar sua saúde ocular. Se necessário, deverá realizar uma intervenção para evitar complicações, como a cegueira ou a morte das células da retina.

Se você tem algum sintoma dessa inflamação, não deixe de agendar uma consulta com um especialista para iniciar quanto antes o tratamento. Conte conosco para isso. Somos referência no norte do país em retinopatias e temos uma equipe altamente qualificada para atender você.

Para ver mais conteúdos sobre saúde ocular, siga-nos no Facebook, no Instagram, no YouTube e no Spotify.

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Receba nossos conteúdos exclusivos!
Assine a newsletter para se manter atualizado de todas as novidades


Skip to content