Existem diversos problemas que afetam a visão, tornando atividades diárias mais difíceis ou ainda impossíveis de serem realizadas, como é o caso de ler, fazer crochet, pintar ou até mesmo ver detalhes da mão a uma curta distância do rosto. Se você se identificou com ao menos uma dessas dificuldades, precisa saber o que é hipermetropia.
Essa doença é caracterizada pela dificuldade de ver de perto e pode ocorrer em qualquer idade. Felizmente, a partir do uso de óculos de grau ou de lentes de contato, é possível corrigir esse problema e realizar suas tarefas ou hobbies sem limitações.
Continue lendo para saber mais e entender o que é hipermetropia.
Afinal, o que é hipermetropia?
Para entender o que é hipermetropia, precisamos saber um pouco mais sobre o olho e sobre o processo de formação de imagem. De forma básica, os raios luminosos entram no globo ocular e se cruzam para formar a imagem na retina, estrutura localizada na parte posterior do olho, que transforma o que está na frente em sinais elétricos e envia para o cérebro.
Quando há hipermetropia, a formação dessa imagem ocorre um pouco depois do que deveria, o que faz com que a visão fique desfocada em imagens próximas. Muitas vezes essa doença progride de forma lenta, o que faz com que as pessoas não percebam que estão com ela.
Saiba mais sobre a hipermetropia no nosso vídeo abaixo.
Um dos sinais que mostram essa dificuldade é o hábito de usar o braço para afastar objetos, livros ou até mesmo o celular para conseguir ler o que está escrito. Por mais que isso possibilite a leitura ou a realização da atividade em questão, continuar com essa prática apenas aumenta mais o grau e torna as atividades ainda mais difíceis com o passar do tempo.
Tenho dificuldade para ver de perto. E agora?
Agora que você já sabe o que é hipermetropia, pode estar desconfiando que tem essa doença. Para confirmar, é preciso agendar uma consulta com um oftalmologista para realizar um teste de acuidade visual, que consiste em testar a sua visão de diversas formas para identificar se há alguma dificuldade, tanto para perto quanto para longe.
Se desejar, aproveite para ver a nossa live sobre os tipos de correção para os problemas de visão.
Gostou do conteúdo? Então, nos siga nos nossos canais digitais. Estamos no Facebook, no Instagram, no YouTube e no Spotify. E se você ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco.
Dr. Alexandre Rosa possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Pará (UFPA/1996) e doutorado em Oftalmologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP/2005). Especialista em doenças da retina e vítreo (retinólogo) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. Atualmente, é médico preceptor da residência médica do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza, além de ser professor de Oftalmologia da Universidade Federal do Pará (UFPA).