Ao ter dificuldade para enxergar de longe, é normal procurar esse sintoma na internet e querer saber mais sobre o que é miopia. Esse problema de vista é comum, podendo afetar todas as idades e gêneros.
Felizmente, ele pode ser corrigido a partir do uso de óculos ou lentes de contato e, geralmente, não traz maiores complicações para a saúde ocular. Continue lendo para saber mais sobre o que é miopia e entenda porque você não consegue ler ou distinguir objetos que estão longe dos seus olhos.
O que é miopia?
A miopia é um problema de vista que ocorre quando a refração dos raios luminosos não ocorre da forma que deveria dentro do globo ocular. Em outras palavras, os pacientes míopes contam com o olho ligeiramente maior do que deveriam, o que faz com que a formação de imagem ocorra no local incorreto.
Baixe agora: Infográfico – Conheça as partes do olho
Como consequência disso, as pessoas têm dificuldade para enxergar com nitidez objetos que estão distantes do seu rosto, como é o caso de quadros na sala de aula, placas de ônibus ou até mesmo fachadas de lojas. Além disso, ainda pode haver dores de cabeça.
Dê play no vídeo abaixo e saiba mais sobre miopia com o Dr. Alexandre Rosa.
Quais são as causas da miopia?
Agora que você já sabe o que é miopia, deve estar se perguntando quais são as causas dessa doença. Esse problema ocular pode acontecer tanto por questões genéticas quanto por outros fatores, como é o caso do uso excessivo de equipamentos eletrônicos, como celulares, tablets e computadores.
Segundo a Coordenação de Epidemiologia e Informação, entre 2019 e 2022, houve um aumento de 134% nos casos de miopia entre crianças e adolescentes, o que reforça a importância do controle de tempo de tela. Saiba mais sobre a relação entre telas e a visão na nossa live completa sobre o tema.
Leia também: 4 motivos para evitar o uso excessivo do celular na infância
Como tratar a miopia?
Após o diagnóstico de miopia, o paciente deve usar lentes corretivas, sejam óculos ou lentes de contato. Isso, além de aumentar a qualidade de vida, ainda evita que o grau aumente com o passar dos anos.
Além das lentes, pacientes com um grau estável também podem passar por uma cirurgia para corrigir o problema de visão. Dê play na live abaixo e confira detalhes.
Ainda tem alguma dúvida? Entre em contato conosco e converse com um especialista. E para saber mais sobre saúde ocular, acompanhe a RetinaPro no Facebook, no Instagram, no YouTube e no Spotify.
A RetinaPro é a primeira clínica especializada em tratamento de doenças da retina na região Norte. Conforto e satisfação do paciente são nossa prioridade!