Você sabe o que é miopia?

Você sabe o que é miopia?

Ao ter dificuldade para enxergar de longe, é normal procurar esse sintoma na internet e querer saber mais sobre o que é miopia. Esse problema de vista é comum, podendo afetar todas as idades e gêneros.

Felizmente, ele pode ser corrigido a partir do uso de óculos ou lentes de contato e, geralmente, não traz maiores complicações para a saúde ocular. Continue lendo para saber mais sobre o que é miopia e entenda porque você não consegue ler ou distinguir objetos que estão longe dos seus olhos.

O que é miopia?

A miopia é um problema de vista que ocorre quando a refração dos raios luminosos não ocorre da forma que deveria dentro do globo ocular. Em outras palavras, os pacientes míopes contam com o olho ligeiramente maior do que deveriam, o que faz com que a formação de imagem ocorra no local incorreto.

Baixe agora: Infográfico – Conheça as partes do olho

Como consequência disso, as pessoas têm dificuldade para enxergar com nitidez objetos que estão distantes do seu rosto, como é o caso de quadros na sala de aula, placas de ônibus ou até mesmo fachadas de lojas. Além disso, ainda pode haver dores de cabeça.

Dê play no vídeo abaixo e saiba mais sobre miopia com o Dr. Alexandre Rosa.

Quais são as causas da miopia?

Agora que você já sabe o que é miopia, deve estar se perguntando quais são as causas dessa doença. Esse problema ocular pode acontecer tanto por questões genéticas quanto por outros fatores, como é o caso do uso excessivo de equipamentos eletrônicos, como celulares, tablets e computadores.

Segundo a Coordenação de Epidemiologia e Informação, entre 2019 e 2022, houve um aumento de 134% nos casos de miopia entre crianças e adolescentes, o que reforça a importância do controle de tempo de tela. Saiba mais sobre a relação entre telas e a visão na nossa live completa sobre o tema.

Leia também: 4 motivos para evitar o uso excessivo do celular na infância

Como tratar a miopia?

Após o diagnóstico de miopia, o paciente deve usar lentes corretivas, sejam óculos ou lentes de contato. Isso, além de aumentar a qualidade de vida, ainda evita que o grau aumente com o passar dos anos.

Além das lentes, pacientes com um grau estável também podem passar por uma cirurgia para corrigir o problema de visão. Dê play na live abaixo e confira detalhes.

Ainda tem alguma dúvida? Entre em contato conosco e converse com um especialista. E para saber mais sobre saúde ocular, acompanhe a RetinaPro no Facebook, no Instagram, no YouTube e no Spotify.

Prof. Dr. Alexandre Rosa

Dr. Alexandre Rosa possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Pará (UFPA/1996) e doutorado em Oftalmologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP/2005). Especialista em doenças da retina e vítreo (retinólogo) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. Atualmente, é médico preceptor da residência médica do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza, além de ser professor de Oftalmologia da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Receba nossos conteúdos exclusivos!
Assine a newsletter para se manter atualizado de todas as novidades


Skip to content