O caroço no olho é, normalmente, a manifestação de uma doença que traz muito desconforto e preocupação para os pacientes. Dependendo da parte do sistema visual que ela ocorre, pode causar coceira, dores ou, até mesmo, limitar o campo de visão.
Diversas doenças que afetam os olhos podem reduzir a acuidade visual de um indivíduo ou levar à cegueira. Entre essas condições está a uveíte, um problema comumente confundido com a conjuntivite, mas que tem causas diferentes.
Continue lendo →A ceratite é uma inflamação ou irritação de uma camada da córnea (epitélio), a parte mais externa do olho que cobre a íris e a pupila. Entre as causas mais comuns encontram-se as infecções e as lesões.
Continue lendo →A cor dos olhos difere de pessoa para pessoa em virtude da quantidade de um pigmento chamado melanina, que fica na da íris (estrutura situada logo após a córnea e que tem uma abertura central, a pupila).
Continue lendo →Algumas doenças oculares podem provocar uma perda de visão repentina. Por isso, devemos estar atentos a todos os sintomas que aparecem em nossos olhos. Às vezes, é possível detectar a causa precocemente evitando sequelas graves. A perda de visão repentina pode não ser corrigida com a utilização de óculos ou lentes de contato. A visão pode ficar muito limitada (caso da perda parcial) ou absolutamente comprometida (na perda completa).
Continue lendo →Embora quando se fale de doenças reumáticas logo venham à mente pessoas idosas, a artrite reumatoide juvenil afeta crianças até os 16 anos. Esse distúrbio, por sua vez, pode provocar danos aos olhos. Assim, algumas doenças oculares, sobretudo na forma de inflamações, podem atingir as crianças que apresentem aquele diagnóstico fornecido pelo médico reumatologista. Nesses casos, um médico oftalmologista deve ser consultado, uma vez que os olhos podem ser afetados.
Continue lendo →A sífilis ocular é alvo de preocupação crescente por parte dos oftalmologistas. O motivo é que há fortes indícios de uma epidemia de sífilis no Brasil, uma doença venérea que acomete vários órgãos e pode levar à complicações oculares.
Continue lendo →As informações sobre o novo coronavírus (COVID-19) são atualizadas constantemente, não só em relação aos dados estatísticos relacionados à quantidade de vítimas e países afetados, como também no que se refere às formas de contrair essa nova cepa de vírus que se alastra pelo mundo. Segundo a Academia Americana de Oftalmologia, dois recentes relatórios de estudos científicos indicam que o vírus pode causar conjuntivite.
Continue lendo →Nosso corpo é realmente uma máquina fabulosa. Exemplo disso é que ele sempre dá sinais quando algo errado acontece internamente. A dor nos olhos, por exemplo, pode ser um indicativo de alguma doença a ser investigada em profundidade. Portanto, deveríamos ser bastante cuidadosos no que diz respeito à nossa saúde ocular.
Continue lendo →O lúpus eritematoso sistêmico é uma doença provocada pelo sistema imunológico e que pode atingir qualquer pessoa. Precisa ser tratada pois traz danos significativos para o organismo.
Continue lendo →