• Blog
  • Entenda os efeitos da radiação ultravioleta nos olhos.

Entenda os efeitos da radiação ultravioleta nos olhos.

ENTENDA OS EFEITOS DA RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA NOS OLHOS

O uso de protetor solar é bem divulgado nos dias atuais, já que a maioria das pessoas tem conhecimento sobre os efeitos deletérios que a exposição excessiva aos raios solares pode trazer à pele e aos outros órgãos do nosso corpo. O que muitas pessoas não sabem é que a radiação ultravioleta também pode prejudicar um dos nossos mais importantes sentidos, a visão . E os efeitos podem ser são tão graves como os que ocorrem na pele.

As pessoas que se expõem sem nenhum tipo de cuidado podem desenvolver doenças como o pterígio, queimaduras graves de córnea, catarata, degeneração macular e várias outras afecções.

Quer saber mais sobre o assunto e como se proteger da radiação ultravioleta nos olhos? Então acompanhe com a gente!

O que é radiação ultravioleta?

A luz do sol chega ao nosso planeta no formato de diversas ondas eletromagnéticas. Essas ondas transportam quantidades variáveis de energia, e essa quantidade dependerá de sua frequência.

A energia que uma onda eletromagnética carrega está ligada à frequência que ela tem. E a luz carrega uma radiação importantíssima para os seres vivos, pois além de aquecer o nosso planeta, ela consegue auxiliar no processo de visão.

No entanto, uma parte dessas ondas pode ser extremamente prejudicial ao nosso corpo, a radiação ultravioleta. Ela apresenta comprimentos de onda pequenos e pode provocar queimaduras e outras doenças mais sérias.

Existem dois tipos de raios UV:

  • os raios UV-A: eles podem provocar alterações na visão central, como a degeneração da mácula;
  • os raios UV-B: são capazes de danificar a córnea e o cristalino (região dos olhos que absorve esse tipo de radiação);

Para que óculos e protetores ofereçam bom fator de proteção, devem conseguir filtrar esse tipo de radiação.  Felizmente, a atmosfera terrestre consegue filtrar a maior parte das ondas que chegam ao planeta, permitindo que possamos usufruir da luz solar normalmente. Mas se não utilizarmos nenhum tipo de proteção podemos ser afeados pelos raios que conseguem transpor a barreira.

Por conta do excesso de exposição aos raios UV, podem ocorrer diversos problemas, como o câncer de pele, a catarata precoce e algumas deficiências do nosso sistema imunológico. Por isso, é destacada a importância do uso de protetor solar e outras barreiras de proteção.

Quais problemas podem ocorrer nos olhos pela radiação UV?

Como dito anteriormente, podem surgir diversos problemas nos olhos pela exposição aos raios solares UV-A e UV-B, vamos explicar com mais detalhes alguns deles logo abaixo.

Degeneração macular

A degeneração macular pode provocar a perda de visão em pessoas mais idosas e é uma das causas mais frequentes de cegueira no mundo. A mácula é a região do olho que auxilia na visão com detalhes e, ao ser afetada, reduz e muito a acuidade visual.

Está associada ao envelhecimento, mas pode ser acelerada por alguns fatores de risco, como o tabagismo, a obesidade e a exposição solar. Já que os raios solares são absorvidos nessa região central, seu excesso pode trazer grandes prejuízos à visão.

Catarata

A radiação ultravioleta, em especial os raios UV-B, podem provocar alguns tipos de catarata. A catarata é a opacificação  do cristalino, parte dos olhos que é responsável por filtrar e focar os raios de luz.

Quando o cristalino se torna mais opaco, a luz não consegue penetrar nos olhos, tornando a visão e a percepção de cores alterada. Essa doença também costuma ocorrer em pessoas mais idosas, mas pode ser acelerada pela exposição excessiva aos raios solares.

A catarata é a maior causa de cegueira no mundo e vários casos parecem ter sido causados pela exposição excessiva aos raios solares. Ela acelera a opacificação do cristalino e a perda da visão.

Pterígio

Outra doença relacionada à exposição aos raios ultravioleta é chamado de pterígio.  Popularmente conhecida como carne crescida, é uma espécie de membrana fibrosa, associada a pequenos vasos sanguíneos, que cresce na parte branca dos olhos, e caminha em direção a córnea.

Esse problema ocorre mais comumente em pessoas que trabalham expostos aos raios solares e ao vento e sua evolução pode provocar problemas sérios, já que a membrana pode bloquear total ou parcialmente a porção central da visão do indivíduo portador.

A causa mais comum dessa doença é a exposição crônica e excessiva aos raios solares, principalmente quando as pessoas não utilizam a proteção adequada, como óculos de sol.

Queimaduras na córnea

Assim como na pele, os raios solares podem causar queimaduras nos olhos, mais especificamente na córnea. Isso pode ocorrer após longas horas de exposição em locais como praias ou estações de esqui.

Essas queimaduras podem ser intensamente dolorosas e podem provocar perda temporária de visão.

Como proteger seus olhos dos raios ultravioletas?

Agora que você já sabe da importância de proteger os seus olhos dos raios solares em excesso, vamos dar algumas dicas de como fazê-lo, mostrando atitudes simples que podem proteger um dos sentidos mais importantes do corpo.

  1. O uso de óculos de sol é essencial para proteger seus olhos da radiação excessiva. As lentes conseguem filtrar os raios ultravioleta protegendo de lesões futuras, mas é importante que você as compre sempre em lojas de qualidade, que ofereçam garantia de proteção.
  2. Não se exponha à radiação excessiva em horário de grande intensidade (10 às 16 horas). Nesses horários existe muita radiação UV-A e UV-B no ambiente e os riscos de lesão são maiores.
  3. Evite olhar diretamente para o sol, além do uso de óculos você pode utilizar bonés, viseiras e chapéus.

Os olhos são as janelas da alma e tão importante quanto proteger a sua pele da radiação solar é se assegurar que os seus olhos estejam sempre saudáveis e sua visão protegida.

Quer saber mais sobre como se proteger da radiação ultravioleta nos olhos e manter sua visão saudável? Entre em contato com a RetinaPro e converse com profissionais qualificados para atender você e toda a sua família!

Entenda os efeitos da radiação ultravioleta nos olhos.
Avalie esta publicação

Posts relacionados

Tags:, ,

Deixe um comentário