Antes de agendar a sua retinografia em Belém, é importante compreender mais sobre esse exame. Para isso, é preciso entender o funcionamento da visão, o que envolve diversos fatores.
Basicamente, os olhos são formados por uma série de componentes que fazem a captação das imagens. A retina, mais especificamente, faz a transformação da luz em informação e envia para o cérebro.
Por isso, ao menos uma vez na vida, é fundamental avaliar como está o funcionamento da sua retina. O exame mais comum solicitado pelos oftalmologistas é, sem dúvidas, a retinografia.
Com ele, é possível identificar problemas causados por doenças como diabetes ou o próprio descolamento da retina. Se você busca fazer uma retinografia em Belém continue a leitura para saber por que escolher a RetinaPro.
O que é retinografia?
Ao consultar um oftalmologista, é normal passar por uma bateria de exames para saber como está a saúde ocular de forma geral. Porém, se o especialista notar algo que precisa de uma investigação mais aprofundada, ele irá recomendar a retinografia.
Esse exame permite uma análise mais detalhada das seguintes áreas do olho:
- retina;
- nervo óptico;
- vasos sanguíneos e
- coroide.
Por formar imagens de alta resolução, ela permite que o especialista veja com mais clareza alguma deformidade, lesão ou qualquer alteração na região.
Quais são os tipos de retinografia?
Atualmente, existem dois tipos com focos diferentes, sendo a retinografia simples e a retinopatia panorâmica. Entenda a diferença entre retinografia simples e panorâmica:
Retinografia simples
Também chamada de retinografia colorida, esse tipo de retinografia é um procedimento indolor e rápido.
Para que seja realizado, é necessário a aplicação de um colírio que dilata a pupila, deixando a visão turva. Por causa disso, é importante que o paciente esteja acompanhado para poder caminhar e retornar a sua casa com segurança.
Essa dilatação da pupila é necessária para que o médico possa enxergar perfeitamente as estruturas internas do olho com o aparelho.
Retinografia panorâmica
A retinografia panorâmica é resultado do que há de mais moderno na oftalmologia. Com ela, é possível captar imagens com um campo mais amplo e panorâmico da retina.
Nesse exame, por exemplo, pode-se captar várias regiões do globo ocular que não seriam registradas na retinografia simples.
Além de usar filtros especiais na câmera de alta resolução, o exame é feito com a injeção de um contraste chamado de fluoresceína. Essa substância permite um estudo completo do fundo do olho.
Saiba mais sobre a diferença entre retinografia simples e panorâmica no vídeo com a Dra. Thais Mendes:
Por que fazer retinografia?
A retinografia é indicada para o diagnóstico de alguns tipos de doenças que afetam a retina e o nervo óptico. Normalmente, ela é recomendada após um check-up de vista ou, até mesmo, reclamações dos pacientes.
É um exame muito realizado em pessoas com:
Além disso, o exame também pode ser feito durante tratamento de doenças da retina, acompanhando a melhora e o estado dessa região.
Quais doenças podem ser diagnosticadas por meio da retinografia?
A retinografia possibilita o diagnóstico de diversas doenças, uma vez que é um exame de alta tecnologia. Por meio dele, o especialista pode ter uma ampla visualização do olho e suas camadas.
Entre os diagnósticos mais comuns, pode-se citar:
- retinopatia diabética: lesão na retina causada por altos níveis de glicose;
- retinopatia hipertensiva: lesões causadas pela pressão alta;
- lesões e descolamento de retina: problemas que ocorrem após traumas ou doenças pré-existentes;
- degeneração macular: ocorre com o envelhecimento e prejudica a visão mais detalhada;
- glaucoma: degeneração do nervo óptico, normalmente relacionada com a alta pressão ocular;
- entupimentos de veias na retina: consequência da formação de placas de gordura ou coágulos;
- distrofias de retina: doenças hereditárias que provocam a degeneração dessa estrutura;
- tumores: podendo ser benignos ou malignos, e
- diabetes: doença silenciosa que pode deixar sinais nos olhos detectáveis pelo oftalmologista.
Como é feita a retinografia?
Se você precisa realizar uma retinografia em Belém, deve estar se perguntando como esse procedimento é feito. Isso dependerá diretamente do tipo de procedimento realizado.
No caso da retinografia simples, o paciente tem sua pupila dilatada e senta na frente de um equipamento. Assim, o especialista tira fotos para visualizar a parte do fundo do olho com detalhes.
Já na retinografia panorâmica, o processo é diferente. Após ser injetado o contraste, o paciente se senta em frente a uma câmera especial. Por meio dela, é possível tirar fotos que mostram a substância nos vasos sanguíneos do olho.
Quanto tempo demora uma retinografia?
Os dois tipos de retinografia são simples, indolores e rápidos. Em média, leva 20 a 30 minutos. Mas, vale ressaltar novamente, que na retinografia simples, o paciente fica com a pupila dilatada.
Isso o impede de enxergar normalmente e dirigir por até 6 horas após o procedimento.
Qual a diferença entre mapeamento de retina e retinografia?
A retinografia é um exame que fotografa o fundo do olho, tanto a simples quanto a panorâmica. Esse exame auxilia diagnósticos e o acompanhamento de diversas doenças oculares.
O mapeamento da retina, por sua vez, permite a visualização de todo o fundo do olho em tempo real. Ou seja, nesse último exame não são retiradas fotos. Apenas o especialista consegue visualizar.
Ambas são muito importantes para a análise da retina e fazem parte da rotina do retinólogo.
Importância do retinólogo para a realização da retinografia
O retinólogo é o médico que se especializou em oftalmologia e atua no tratamento das regiões oculares de retina e vítreo.
É, portanto, o profissional indicado para:
- realizar e avaliar exames de retina;
- receitar medicamentos;
- fazer tratamentos e
- realizar cirurgias.
Por meio dos conhecimentos aprofundados, adquiridos com a especialização que dura 12 anos e a experiência clínica, o retinólogo tem toda a referência para oferecer o melhor tratamento e preservar a visão do paciente.
Agende sua retinografia em Belém!
Agora que você já sabe tudo sobre esse exame, agende sua retinografia em Belém conosco. A RetinaPro é a primeira clínica da região Norte do país especializada em exames, consultas e cirurgias de retina.
Com um ambiente completo, tanto em equipe como em espaço, temos aparelhos de diagnóstico com tecnologia de ponta.
Reunimos oftalmologistas especializados na identificação e tratamento da retina, que trabalham em constante melhoria técnica para os pacientes. Aproveite para agendar sua retinografia em Belém, seja colorida ou panorâmica, e mantenha sua saúde ocular em dia. Agende seu horário conosco pelo nosso site ou pelo WhatsApp.
Dr. Alexandre Rosa possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Pará (UFPA/1996) e doutorado em Oftalmologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP/2005). Especialista em doenças da retina e vítreo (retinólogo) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. Atualmente, é médico preceptor da residência médica do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza, além de ser professor de Oftalmologia da Universidade Federal do Pará (UFPA).