Alimentos para melhorar a visão: a dieta realmente impacta na saúde ocular?

alimentos_para_melhorar_a_visão_capa

Ter uma dieta saudável faz bem para todo o organismo, auxiliando na prevenção, no controle e até mesmo no tratamento de diversas doenças. Isso também é válido para a saúde ocular e existem indicações de alguns alimentos para melhorar a visão.

Por meio da ingestão de alguns nutrientes, é possível estimular a circulação sanguínea, evitar inflamações, reduzir a pressão arterial, incentivar a reprodução celular e diversas outras ações que fazem bem para diversas estruturas do olho.

Vale ressaltar que apesar de a dieta realmente ter uma grande relevância para a saúde dos olhos, apenas ela não consegue corrigir problemas de vista ou ainda promover a cura de alguma doença mais séria. Isso quer dizer que nada substitui a consulta com um oftalmologista e o tratamento indicado por esse especialista.

Continue lendo para saber mais sobre os alimentos para melhorar a visão e entender como cada um atua no organismo.

Por que uma dieta saudável é importante para a saúde ocular?

Antes de falarmos sobre os alimentos para melhorar a visão, é importante entender como a dieta está relacionada com a saúde do nosso corpo. Você com certeza já viu em uma propaganda, embalagem ou em algum lugar na internet que tal alimento é rico em vitamina, sais minerais, proteínas, carboidratos ou algo similar.

Esses nomes representam grupos alimentares que são essenciais para todas as reações que ocorrem no organismo para mantê-lo vivo e saudável. Apesar de não pensarmos nisso, diversos processos ocorrem a cada minuto nas nossas células, que fazem sua respiração, sua manutenção e, eventualmente, sua renovação.

Para se ter uma ideia de tudo que acontece no seu corpo e você nem percebe, um ciclo completo de renovação de uma pele saudável ocorre em 28 dias. Ou seja, em menos de um mês as células da sua epiderme se duplicam e, então, morrem. Para fazer essa duplicação, é necessário de muita energia e nutrientes, retirados da alimentação.

Assim como esse processo ocorre na pele e em todos os outros órgãos, ele também acontece nos olhos. Dessa forma, quando há a deficiência de algum nutriente ou ainda o excesso de alguma substância que prejudica as reações metabólicas, a visão é impactada de alguma forma. Além disso, ainda há alguns compostos que atuam diretamente nos tecidos, protegendo-os.

Um exemplo para entender melhor esse conceito é a complicação na retina causada pelo excesso de glicose no sangue, chamada de retinopatia diabética. Quando há altos níveis de açúcar no organismo, os vasos sanguíneos dos olhos acabam sendo lesionados, aumentando as chances deles se romperem.

Dê play no nosso vídeo e saiba mais sobre essa doença e suas consequências.

Dessa forma, o mais recomendado é ter uma dieta balanceada para ter todos os nutrientes e evitar excesso de glicose, colesterol ou outra substância danosa para os olhos.

Quais são os melhores alimentos para melhorar a visão?

Os alimentos para melhorar a visão são aqueles que contam com nutrientes ou ações que auxiliam na saúde ocular. Conheça alguns deles.

Oleaginosas

As oleaginosas contam com Ômega 3 e altos níveis de Vitamina E. Esses nutrientes são antioxidantes, evitando inflamações e auxiliando na prevenção da degeneração macular e da catarata.

Insira na sua dieta amendoim, castanhas do Pará, nozes e outras que você gostar, cuidando para não exagerar.

Frutas

Todo mundo sabe que frutas são indispensáveis dentro de uma dieta saudável. Isso se dá pelos diversos nutrientes que elas têm que auxiliam o corpo a funcionar.

Claro que cada uma conta com suas características próprias, por isso, é bom ter opções diversas durante a semana para ingerir diferentes vitaminas e minerais. Dentro de todas as frutas existentes, há dois grupos que melhoram a visão: as laranjas e as vermelhas.

O primeiro grupo é rico em uma substância chamada carotenoides, antioxidantes que evitam as lesões na parte central da retina, a mácula. Já as vermelhas são ricas em flavonoides, poderosos antioxidantes, e Vitamina C, que contribui para prevenir processos inflamatórios, degeneração macular e perda da visão.

Se você deseja ver outros alimentos para melhorar a visão, continue lendo no nosso outro artigo e confira mais 10 opções que fazem bem para a saúde ocular. E caso você queira saber mais sobre o impacto da alimentação na saúde ocular, não deixe de conferir a nossa live completa sobre esse tema com os nossos especialistas.

Curtiu esse artigo e quer ver mais dicas para cuidar dos seus olhos? Então, siga a RetinaPro no Facebook, no Instagram, no YouTube e no Spotify. Lá compartilhamos diversos conteúdos exclusivos sobre oftalmologia.

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Receba nossos conteúdos exclusivos!
Assine a newsletter para se manter atualizado de todas as novidades


Skip to content