Mitos e verdades sobre vitaminas para a visão

Mitos e verdades sobre vitaminas para a visão

Muitas pessoas que desejam envelhecer com saúde procuram por informações sobre as vitaminas para a visão. A verdade é que existem muitas substâncias que estão relacionadas com a saúde ocular e, por isso, modificar a alimentação realmente pode ter um efeito positivo.

Mas é importante buscar por fontes que realmente sejam confiáveis antes de mudar a dieta, afinal, existem muitas informações na internet que não são verdadeiras e podem levar você a inserir alimentos que não tem efeito nenhum para os olhos.

Para auxiliar você nesse processo, vamos mostrar alguns mitos e verdades sobre o uso de vitaminas para a visão. Assim, você saberá mais sobre esse tema que levanta tantas dúvidas e é tão importante para todos. Continue lendo e confira!

Principais mitos e verdades sobre vitaminas para visão

Veja algumas informações que podem ser encontradas na internet que nem sempre contam com embasamento cientifico.

A alimentação não afeta a visão: mito

A forma que uma pessoa se alimenta realmente influencia na sua visão. Se sua dieta é rica em frutas, vegetais e legumes, os olhos tendem a ser mais saudáveis pelas vitaminas e minerais. Já se há o consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras e açúcares, os olhos podem ser influenciados de forma negativa.

Vitamina A faz bem para a visão: verdade

A vitamina A conta com diversas funções no corpo, inclusive a manutenção da visão. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, a deficiência desse nutriente pode causar danos para a retina, conjuntiva e córnea. O principal sintoma perceptível é a diminuição da visão noturna, ou seja, em ambientes com pouca luminosidade.

Também pode ocorrer a secura dos olhos e o aparecimento de manchas triangulares que são chamadas de manchas de Bitot. Outra manifestação é a ulceração de córnea e o aparecimento de pequenas lesões brancas nos vasos da retina.

Vale ressaltar ainda que a deficiência de vitamina A afeta cerca de 250 milhões de crianças no mundo e estima-se que entre 250 mil e 500 mil tornem-se cegas por causa desse problema.

Vitamina E faz bem para a visão: verdade

Existem outras vitaminas boas para a visão além da vitamina A, como é o caso da E. Essa substância, assim como algumas do complexo B, está associada com a diminuição no risco de desenvolvimento de degeneração macular relacionada à idade (DMRI) e de catarata, duas doenças que são conhecidas por causar cegueira.

Um estudo realizado nos Estados Unidos mostrou que a suplementação de vitamina E consegue reduzir a progressão da DMRI, retardando os efeitos da doença. Em relação à catarata, uma pesquisa mostra que a ingestão dessa substância combinada com luteína e zeanxantina consegue reduzir o risco de catarata em mulheres.

Vitamina C protege os olhos: verdade

A vitamina C é um antioxidante natural, ou seja, ela atua na estabilização dos radicais livres que causam danos para a pele e para os órgãos, inclusive para os olhos. Dessa forma, a ingestão dessa substância por meio de alimentos ou suplementação (desde que por indicação e acompanhamento médico) tem mostrado positiva para os olhos.

Por meio dela, é possível reduzir o risco da quebra dos tecidos saudáveis e proteger os olhos para evitar o desenvolvimento de cataratas nucleares, aquelas que se formam no centro dos olhos, em pessoas mais velhas.

Comer cenoura faz bem para os olhos: verdade

A cenoura conta com vitaminas que fazem bem para a visão, como as citadas anteriormente. Mas nem por isso a sua dieta deve ser composta apenas por esse alimento. A chave é ter um prato com bastante legumes e verduras que também contam com essas substâncias.

Todos devem usar suplementação de vitaminas para a visão: mito

Recomenda-se que todos os nutrientes que você precisa para a visão sejam obtidos por meio da alimentação, como por vegetais, frutas e legumes. A suplementação, quando não indicada por um médico especialista, pode ter efeitos negativos para o corpo, principalmente ao ocorrer de forma excessiva.

Isso se chama hipervitaminose e, dependendo da substância, pode causar:

  • formação de pedras nos rins;

  • diarreia;

  • intoxicações neurológicas;

  • problemas na gestação e

  • endurecimento das artérias.

A suplementação só é indicada ao ser notada a sua deficiência por um médico especialista através de exames de sangue.

Modificar apenas a alimentação pode combater doenças oculares: mito

Apesar de a alimentação ser importante, ela é apenas um dos muitos fatores que influenciam na saúde ocular. Entre os demais estão:

Agora que você já sabe mais sobre vitaminas para a visão, não deixe de nos seguir Facebook, Instagram e YouTube. Lá você encontrará mais dicas para a sua saúde ocular.

E se você desejar, confira o nosso RetinaProdcast. Ele pode ser encontrado nas maiores plataformas de streaming, como Spotify, Deezer e Apple Podcast.

Tags:, , , , , , , , , , , ,

Trackback do seu site.

Avatar

Prof. Dr. Alexandre Rosa

Formado em Medicina pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e doutorado em Oftalmologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. Especialista em doenças da retina e vítreo pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Professor de Oftalmologia da Universidade Federal do Pará.

Participe do grupo exclusivo no telegram sobre doenças visuais.

Quero Participar!
Open chat
Olá...Posso ajudar?