Apresentar um problema na visão é sinônimo de preocupação para a maioria das pessoas. Atualmente, problemas na retina estão se tornando cada vez mais recorrentes, como o descolamento da retina que pode ser tratado por meio da retinopexia pneumática.
É válido ressaltar que os olhos são considerados uma das partes mais importantes do corpo humano. Isso porque ele nos permite enxergar as maravilhas do mundo, ver as pessoas e reconhecer ambientes, por exemplo.
Nesse sentido, a retinopexia pneumática é um tipo de cirurgia que está sendo amplamente empregada, corrigindo as imperfeições e garantindo uma boa visão às pessoas.
Ficou interessado nessa cirurgia? Então, continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre esse importante procedimento.
O que é Retinopexia pneumática?
Alguns tipos de descolamentos de retina podem ser tratados por meio da retinopexia pneumática. Esse procedimento é realizado com a injeção de gás no interior dos olhos, promovendo a obstrução do buraco existente na retina, com isso, o líquido é impedido de circular, reduzindo o descolamento.
É um procedimento rápido, pouco invasivo e que consegue solucionar com facilidade um problema que, inclusive, pode levar a cegueira.
Quando ela é realizada?
A retinopexia pneumática é realizada quando o descolamento de retina é regmatogênico, ou seja, provocado por buracos ou rupturas na região superior do olho. Quando isso ocorrer é indicado realizar o procedimento.
Como é feito o procedimento?
Antes de mais nada, é preciso deixar claro que o tempo de permanência do gás dentro do olho varia de acordo com a quantidade de gás injetado e com seu tipo. Após ser inserido, o gás é absorvido pelo organismo do paciente. Podem se usar 2 tipos de gás. O SF6 que permanece no olho por 2 semanas, e o C3F8 que fica 4 semanas.
Para selar a ruptura da retina que provocou o descolamento pode ser feito o congelamento da mesma (criopexia) ou utilizado a fotocoagulação a laser. Em geral, a criopexia é feita no mesmo dia, logo antes da injeção do gás, enquanto que a fotocoagulação é feita no dia seguinte.
É recomendado que o paciente evite viajar para regiões que tenham altas altitudes, pois o gás pode se expandir e, assim, aumentar a pressão do olho.
É importante ressaltar que essa cirurgia exige que o paciente permaneça em uma determinada posição, orientada pela equipe médica. O tempo de permanência deve ser adequado para a cicatrização e aplicação da retina.
Caso a retina não se reaplique por meio dessa técnica, será necessário a reoperação do paciente, geralmente usando outra técnica cirúrgica a introflexão escleral ou a vitrectomia via pars plana.
É preciso fazer um pós-operatório?
Assim como qualquer outro tipo de cirurgia, a retinopexia pneumática também exige alguns procedimentos pós-operatórios para garantir o sucesso do procedimento e a recuperação visual.
Para que isso ocorra, o paciente deve ficar em uma posição não muito confortável: sempre olhando para baixo, nunca para cima. O nariz deve ficar inclinado. Obviamente, é uma posição incômoda, mas fundamental para a recuperação visual.
Além disso, existem algumas recomendações que devem ser seguidas que o procedimento cirúrgico seja considerado um sucesso. Veja:
- pingar colírios no tempo determinado;
- ficar em repouso, pelo tempo solicitado pelo médico;
- não se deve realizar exercícios físicos e nenhuma atividade que exige esforço físico;
- é proibido dirigir;
- evitar andar de avião;
- evitar locais com poeiras;
- evitar locais com aglomeração de pessoas;
- evitar contato com animais, como gato ou cachorro;
- não utilizar maquiagem nos olhos e no rosto. O cabelo pode ser lavado normalmente, mas não se pode deixar cair água do cabelo no olho;
- é preciso lavar o rosto ao acordar e antes de dormir. A higiene deve ser impecável.
A retinopexia pneumática é um procedimento rápido, minimamente invasivo e que proporciona diversos benefícios para o paciente. Apesar disso, você sempre deve procurar um médico de confiança para realizar essa cirurgia e garantir o sucesso dela.
E aí, gostou do nosso texto e aprendeu um pouco mais sobre a retinopexia pneumatica e quando ela é realizada? Então entre em contato com a RetinaPro e fique por dentro desse e vários outros procedimentos oftalmológicos!
A RetinaPro é a primeira clínica especializada em tratamento de doenças da retina na região Norte. Conforto e satisfação do paciente são nossa prioridade!