• Blog
  • Toxoplasmose ocular: O que é ? Como se contamina? Qual o tratamento?

Toxoplasmose ocular: O que é ? Como se contamina? Qual o tratamento?

O que é toxoplasmose ocular? Como se contamina? Qual o tratamento?

As doenças oculares podem ter várias origens, dentre elas, surgir devido a uma infecção como na toxoplasmose ocular.

Para evitar esse tipo de doença é preciso ter cuidados com a visão, como o consumo frequente de alimentos que melhoram a saúde dos olhos e a realização de consultas regulares com o oftalmologista. Principalmente porque, com o passar dos anos, o corpo fica sujeito a várias mudanças que podem alterar o nosso bem-estar, e a visão costuma ser um dos sentidos mais afetados pelo tempo.

Cuidar bem dos olhos pode significar mais do que observar o mundo com mais detalhes: representa também ter uma vida com mais autonomia.

Um importante exemplo de doença que pode afetar seriamente a visão é a toxoplasmose ocular, que requer atenção e cuidados especiais para ser prevenida e tratada. Elaboramos o texto de hoje para que você saiba mais sobre essa doença, seus sintomas, diagnóstico e tratamento. Acompanhe!

 

O que é a toxoplasmose ocular?

É uma doença infecciosa causada por um protozoário denominado Toxoplasma gondii, encontrado principalmente nas fezes de gatos e em alimentos contaminados.

Esse parasita pode causar uma infecção que afeta vários órgãos do corpo humano, como cérebro, músculos e coração, além de provocar problemas oculares graves.

No caso específico da toxoplasmose ocular, a doença se desenvolve principalmente como uma uveíte infecciosa — inflamação do trato uveal (inclui íris, corpo ciliar e coróide), e/ou como inflamação da retina.  Essas inflamações podem levar à formação de cicatrizes e comprometer a visão de forma permanente, dependendo da localização.

Quais são os sintomas da doença?

A maioria das pessoas que entra em contato com o parasita (toxoplasmose sistêmica) apresenta apenas sintomas inespecíficos como dor de cabeça, dor muscular e febre, que podem durar algumas semanas, sem qualquer outro agravo à saúde.

Quando esse microrganismo afeta os olhos, o indivíduo pode apresentar também:

  • visão turva ou embaçada;
  • fotofobia (sensibilidade ocular à luz);
  • vermelhidão ocular;
  • dor nos olhos;
  • dor nos olhos;
  • moscas volantes.

Como confirmar o diagnóstico?

O diagnóstico de toxoplasmose ocular é feito pelo médico oftalmologista por meio de avaliação clínica dos sinais e sintomas, além de exames sorológicos complementares, como a dosagem das imunoglobulinas IgG e IgM para a toxoplasmose, bem como do exame de mapeamento de retina para avaliar a presença de lesões ou cicatrizes na retina.

É importante salientar que o diagnóstico de toxoplasmose ocular é dado pelo médico oftalmologista (sobretudo o retinólogo) baseado no aspecto da lesão de fundo de olho. Como não há o que chamamos de viragem sorológica na toxoplamose ocular, ou seja, o aparecimento de IgM positiva, o aparecimento de IgG positiva associado ao aspecto característico de fundo de olho é suficiente para confirmação diagnóstica. Se a IgG e IgM estiverem negativas, o diagnóstico deve ser afastado. Nos raros casos, onde a IgM é positiva, estamos diante de um raro caso de infecção simultânea (sistêmica e ocular).

Ao observar o fundo de olho de um paciente com toxoplasmose ocular, em atividade, é possível identificar uma lesão esbranquiçada na retina com limites imprecisos. A medida que o tratamento vai surtindo efeito a lesão vai se ficando com os bordos mais precisos, neste estágio dizemos que a doença está em remissão ou em involução. Tardiamente, a lesão adquire uma coloração escurecida, típica da doença inativa ou cicatricial.

 

Imagem de fundo de olho (retina) onde observa-se uma lesão de toxoplamose em atividade.

Imagem de fundo de olho (retina) onde observa-se uma lesão de toxoplamose em remissão.

Imagem de fundo de olho (retina) onde observa-se uma lesão cicatricial de toxoplamose.

Como a doença é transmitida?

O gato é o hospedeiro definitivo do Toxoplasma gondii, portanto as fezes desses animais representam a principal fonte de contaminação.

O ciclo do parasita acontece da seguinte forma:

  • o gato é o hospedeiro definitivo e os cistos com o protozoário são eliminados em suas fezes;
  • as fezes podem contaminar solo, água e alimentos;
  • os cistos são ingeridos pelos hospedeiros intermediários (porco, cabra, galinha);
  • a pessoa pode se contaminar com a ingestão de alimento e água contaminados ou ingestão da carne do hospedeiro intermediário que ingeriu o cisto.

Uma das principais forma de transmissão é pelo consumo de água contaminada e alimentos crus ou mal cozidos, como verduras e peixes.

O contato com fezes de gatos ou caixas de areia onde eles fazem suas necessidades também pode expor o ser humano à infecção pelo parasita.

Mulheres que foram contaminadas durante a gestação também podem transmitir a infecção ao bebê através da placenta. Com o tratamento adequado pelo obstetra é possível evitar que o bebê também seja afetado pela doença.

Como é feito o tratamento?

O tratamento da toxoplasmose ocular é semelhante ao tratamento da toxoplasmose que afeta outros órgãos, feito com o uso de antibióticos e corticoides. Além disso, são utilizados colírios específicos para alívio da dor e da inflamação nos olhos. O objetivo é evitar a multiplicação do parasita e, consequentemente, minimizar os danos causados à retina.

Os principais antibióticos utilizados são o trimetoprim e o sulfametoxazol, associados ao corticoide prednisona. Nos casos de transmissão placentária e infecção congênita, o tratamento do recém-nascido é diferenciado, feito durante o primeiro ano de vida com pirimetamina, sulfadiazina e ácido folínico.

Em todos os casos, o início do tratamento deve ser o mais rápido possível, evitando o agravamento do quadro e prevenindo as cicatrizes na retina geradas pelo avanço da inflamação.

É importante ressaltar que o tratamento elimina grande parte da doença, porém há a possibilidade de alguns parasitas ficarem alojados na cicatriz da doença. Portanto, sempre é necessário orientar os pacientes que gripes intensas, perdas de peso, falta de sono ou quaisquer outras condições que possam provocar uma queda na resistência imunológica do indivíduo pode precipitar a uma recidiva do quadro de toxoplasmose ocular.

Até o momento, não é possível reverter as lesões e cicatrizes que já tiverem se instalado na retina do paciente.

Quais são as formas de prevenção?

O melhor a se fazer em relação à toxoplasmose ocular é prevenir a doença, a partir de cuidados simples como:

  • cozinhar bem os alimentos, principalmente as carnes;
  • lavar frutas, legumes e verduras antes do consumo;
  • evitar comer em locais onde não se pode confiar na higiene do preparo dos alimentos;
  • não beber água de locais possivelmente contaminados;
  • gestantes devem evitar contato com gatos, pelo risco de estarem contaminados;
  • realizar pré-natal adequado, com realização de exames sorológicos para toxoplasmose.

As gestantes que tiverem o diagnóstico de toxoplasmose durante a gravidez devem iniciar o tratamento precocemente, de forma a impedir que a doença seja transmitida via placenta.

Trata-se de uma doença que, se não diagnosticada e tratada precocemente, pode trazer consequências sérias e permanentes para a visão. Por isso, vale a pena estar atento principalmente aos cuidados de prevenção e aos sintomas iniciais.

Se você quiser saber um pouco mais sobre outras doenças inflamatórias que afetam os olhos leia este post e baixe esse e-book.

Agora ficou mais fácil entender a importância da prevenção e tratamento da toxoplasmose ocular? Então deixe o seu comentário e compartilhe as suas impressões!

 

Toxoplasmose ocular: O que é ? Como se contamina? Qual o tratamento?
5 (100%) 5 votes

Tags:,

Comentários (67)

  • diemili da silva

    |

    bom dia eu esta com o meu olho direito muito vermelho te que um dia me deu uma dor muito forte na cabeca e noutro dia a cordei com meu olho embasado fui na ofital ela falou que eu estava com um enframacao muito grave no meu olho direito mideu uma receita e um encaminhamento conprei todos os remedio estou tomado mas estou sentindo meu olhos muito pesado o que devo fazer

    Reply

    • RetinaPro

      |

      Ola diemili, o ideal é que você retorne com seu médico para uma reavaliação. Atenciosamente, Equipe RetinaPro (Dr Alexandre, Dr Edmundo e Dra Thais).

      Reply

  • Vanessa Fabiana Nogueira Barbosa

    |

    Olá. Estou passando novamente depois de três anos por uma inflamação na retina devido à toxoplasmose. Meu olho direito está embaçado e com moscas volantes, no momento estou usando somente um colírio. A minha dúvida é: posso continuar indo à academia normalmente? Isso irá prejudicar ainda mais minha retina? Já ouvi falar que quem tem problema na retina não pode pegar peso.

    Reply

    • RetinaPro

      |

      Ola Vanessa, obrigado pelo contato. Ideal é que você pergunte ao seu médico que está lhe acompanhando, pois apenas ele de posse dos seus exames poderá lhe dar este esclarecimento ok? Atenciosamente, Equipe RetinaPro (Dr Alexandre, Dr Edmundo e Dra Thais).

      Reply

    • Cintya

      |

      Boa tarde, vou apresentar um quadro clínico de toxoplasmose ocular. você poderia me ajudar?

      Reply

      • RetinaPro

        |

        Ola cintya, obrigado pelo contato. Se estiver dentro do nosso alcance e pudermos ajudar, com certeza. Atenciosamente, Equipe RetinaPro (Dr Alexandre, Dr Edmundo e Dra Thais).

        Reply

  • Janice Oliveira da Silva

    |

    Meu marido tem toxoplasmose ocular. Eu corro o risco de ser contaminada e desenvolver a doença, também?

    Reply

    • RetinaPro

      |

      ola janice, obrigado pelo contato. A toxoplasmose não é transmitida através do contato com pessoas infectadas. Atenciosamente, Equipe RetinaPro (Dr Alexandre, Dr Edmundo e Dra Thais).

      Reply

  • Andreia Barbosa Casagrande

    |

    Bom dia, precisei fazer fundo de olho só que fiz 4 vezes em dois dias, e logo depois fiquei com os olhos arregalados, eu olho para as pessoas e pra mim estou olhando normal, sem perceber estou com os olhos arregalados, principalmente quando acordo.
    Não sei o que fazer pra resolver isso, e tenho certeza que foi depois do fundo de olho. Obrigado aguardo resposta.

    Reply

    • RetinaPro

      |

      Ola Andreia, obrigado pelo conatato. Isso pode ocorrer pelo uso do colirio de dilatação da pupila, o efeito costuma dirar não mais que alguns dias Atenciosamente, Equipe RetinaPro (Dr Alexandre, Dr Edmundo e Dra Thais).

      Reply

  • Fabiola

    |

    Bom dia
    Tiver toxoplasmose na vista direta fiz todo o tratamento colírio e remédio.
    Fiz exame específico pra saber a gravidade da toxoplasmose.
    Informei a minha medica que estava vendo umas manchas no olho direto e me informou que e cicatrizes da toxoplasmose que vou ter que me acostumar com isso.
    Só que as vezes minha vista fica com as cicatrizes limpa de aumento e fica um.pouco escura isso é normal.
    Sei que essas cicatrizes não São, mais as vezes elas aumento e diminuiu….
    Isso tudo e normal.
    Não tem.nenhum colírio que pode usando quando elas aumenta e fica um pouco escutar.

    Reply

    • RetinaPro

      |

      Ola Fabiola, obrigado pelo contato. A presença de sequelas após toxoplasmose é bem comum, e pode manifestar-se de várias formas. att RetinaPro

      Reply

  • Renato da Silva

    |

    Olá, meu filho tinha menos de um ano quando percebi que olhinho direito dele ficava torto, procuramos um oftalmologista que tratou como estrabismo, foram dois anos colocando tampão no olhinho esquerdo dele, para tratarmos o direito, depois de dois anos trocamos um oftalmologista anjo em nossas vidas que viu o olhinho dele e nos disse que não era estrabismo, pois ele tinha uma cicatriz no fundo do olho direito, e por isto vira olhinho para procurar uma melhor posição para encerrar. Imagina a raiva que ficamos ao lembrar do tempo em que ele usava o tampão sem necessidade e além disso, forçando ao extremo a visão dele. Lá começa nossa corrida atrás de um profissional do assunto, mas a resposta foi que qualquer cirurgia seria para estética apenad e que sua visão nao melhoraria, isso é real? Vivemos em um mundo e que o avanço da tecnologia cresce a cada minuto, e meu filho terá que conviver com isto para o resto de sua vida, o que vcs me indicaria, talvez um profissional que alivie esse minha dor, pois prefiro a que isso fosse comigo, e não com meu filho.

    Reply

    • RetinaPro

      |

      Ola Renato, obrigado pelo contato. Entendo sua dor a respeito da situação de seu filho. Verdade que a medicina evolui rapidamente, porém algumas condições ainda não são passíveis de tratamento. A cicatriz causada pela toxoplasmose ainda não apresenta nenhuma alternativa de tratamento que restaure a visão, mas novas técnicas e novos procedimentos surgem com o tempo, o que hoje pode não ter tratamento, no futuro pode haver. att RetinaPro

      Reply

    • Maraise Alves dos Santos

      |

      Olá Renato, então estou na mesma situação que você meu filho tem 2 anos e aconteceu com ele o mesmo que você descreveu no seu depoimento. foi tratado como estrabismo e depois de trocar de medico que foi constatado a lesão por toxplasmose. Ainda não desisti, estou lendo e vou atras de outros profissionais, como você falou preferia que fosse comigo ao inves dele, pois ainda tem uma vida inteira pela frente. É dificil de acreditar que isso não tenha cura.

      Reply

  • Weuller Jr. Souza

    |

    Olá, fui ao oftalmo em janeiro de 2017 com moscas volantes e flashes no olho direito, foi me receitado prednisona e bactrim, fiz exame de fundo de olho e descobri uma cicatriz, 6 meses depois mesmos sintomas mesmo olho, fiz exames de sangue e, nas duas vezes era toxoplasmose, a segunda já confirmou a primeira, perguntei a minha doutora se eu podia perder a visão, e ela disse q SOMENTE SE os sintomas (flashes e moscas volantes) aparecerem novamente e eu não procurar tratamento, fiz o mesmo tratamento (bactrim e prednisona por 1 semana a mais q da primeira vez) os flashes sumiram, 90% das moscas tambem, enfim… sempre vou ter estes mesmos sintomas (moscas e flashes) antes de danos irreparáveis ou ela pode ocorrer sem que haja tempo nem sintomas de impedir danos permanentes???

    Reply

    • RetinaPro

      |

      Ola Weuller, obrigado pelo contato. Em geral, as crises são precedidas de sintomas. att RetinaPro.

      Reply

  • Jamile Xavier dos Santos

    |

    Eu estou com toxoplasmose ocular tô tomando os antibióticos certinho quanto tempo Leva pra melhorar? Minha visão ainda continua muito embassada

    Estou com toxoplasmose estou tomando os antibióticos tudo certinho quando tempo leva pra melhorar os Sintomas minha visão ainda está muito embassada

    Reply

    • RetinaPro

      |

      Ola Jamille, obrigado pelo contato. O tratamento é em geral longo (30 a 40 dias), e só para ter uma ideia do resultado ao final dele. Atenciosamente, Equipe RetinaPro (Dr Alexandre, Dr Edmundo e Dra Thais).

      Reply

  • Ana

    |

    Olá! Meu marido estava com o olho esquerdo vermelho e fomos ao oftalmologista, a pressão do olho estava 40 e foi diagnosticado com glaucoma, o medico passou uma ecografia e foi constatado que ele teve uma hemorragia do vítreo e infecção, uma uveíte. Fomos ao retinologo e ele disse que meu marido teve uma uveíte causada por toxoplasmose, receitou os remédios ele está tomando, a visão fica embaçada as vezes melhora e as vezes piora, ele vê um ponto preto antes tinham vário,consegue enxergar, mas as vezes está embaçado e fica ruim . Ele tera este dano permanente ou pode voltar a ser o que era antes?? Ele já está usando os remédios para controlar a pressão do olho esquerdo e tomando bactrim e prednisona

    Reply

    • RetinaPro

      |

      Ola obrigado pelo contato. As sequela oriundas da toxoplasmose só poderão ser identificadas após o término do tratamento. Atenciosamente, Equipe RetinaPro (Dr Alexandre, Dr Edmundo e Dra Thais).

      Reply

  • Jucilene Castro

    |

    Fui diagnosticada novamente com a toxoplasmose ocular. Já estou tratando. Tive quando adolescente, Mas na epoca, o exame deu inativo e o médico disse que era só esperar que a visão iria voltar. Não passou nenhum medicamento. A visão voltou. Será que dessa vez vai voltar? Quando, voltou eu amamentava, ssó parei dois dias depois. Será que minha bebê tem risco de adquirir a toxoplasmose? Falei com os médico que eu amamentava é só pediram pra eu parar por causa dos remédios.

    Reply

    • RetinaPro

      |

      Ola Jucilene, obrigado pelo contato. Quanto ao restabelecimento da visão, precisa aguardar o final do tratamento para saber. Quanto a sua filha, a forma mais comum de transmissão é durante a gestação, quando há a infecção da mãe neste período. att RetinaPro

      Reply

  • Isaque

    |

    Ola uma das minha visata esta totalmente embaçada por conta da uveite e ja estou com sintomas na vista n afetada posso volta a ver normlmente?
    Pos esrou fazendo tratamento a 30 dias e nada ainda!!??

    Reply

    • RetinaPro

      |

      Ola Isaque, obrigado pelo contato. As sequelas decorrentes dependem da localização da lesão na retina. O ideal é perguntar ao seu retinologo sobre isso. Att Equipe RetinaPro. (Dr Alexandre, Dra Thais e Dr Edmundo)

      Reply

  • Rosenilda

    |

    Oi esclarecedora a matéria. Gostei.
    Tive toxoplasmose em 1993 uveite fiz cirurgia/reincidiu em 2003 tratei/agora 2018 tive catarata/sempre devemos fazer acompanhamento médico.

    Reply

    • RetinaPro

      |

      Ola Rosenilda, obrigado pelo contato e pelo depoimento. Atenciosamente, Equipe RetinaPro.

      Reply

  • luzia aparecida de oliveira

    |

    Boa tarde,
    Descobri no sabado 05/05/2018 que minha filha de 12 anos tem toxoplasmose ocular ja esta tomando bactrin agora ela sente dores de cabeça posso dar para ela tomar oque?

    Reply

    • RetinaPro

      |

      Ola Luzia, obrigado pelo contato. Verifique com o médico que prescreveu a medicação, qual o remedio mais adequado para ela ok? Atenciosamente, Equipe RetinaPro.

      Reply

  • luzia

    |

    Luziadisse em 08/05/2018
    Boa tarde,
    descobri sabado que minha filha de 12 anos tem toxoplasmose ocular mais ela esta tomando bactrin e esta sentindo dores de cabeça o que poso dar pra ela tomar

    Seu comentário está aguardando moderação.

    Reply

    • RetinaPro

      |

      Ola Luzia, procure o médico que prescreveu a medicação par ela, a automedicação pode atrapalhar o tratamento. Atenciosamente, Equipe RetinaPro.

      Reply

  • Laercio

    |

    Bom dia minha esposa fez exame IgM e IgG dia 19/04 e resultado negativo negativo internou dia 26/04 e ganhou bebê dia 01/05 o médico fez exame e confirmou toxoplasmose congênita mas feito novo exame minha esposa deu – – feito exame cérebro bebê nada contou e oftalmo nada constou

    Reply

    • RetinaPro

      |

      Ola Laercio, como foi confirmado toxoplasmose congenita se os exames deram negativos? Atenciosamente, Equipe RetinaPro.

      Reply

  • Adriana Cristina dias

    |

    Olá. Tive toxoplasmose em 2007 e no mês de fevereiro de 2018 voltou eu tenho nos dois olhos.fui ao oftalmologista e comecei o tratamento e sarou passou uma semana q parei a medicação voltou novamente. Ai comecei o tratamento denovo e sarou .novamente passou uma semana e voltou denovo.o que está fazendo minha toxoplasmose volta em pouquíssimo tempo assim.sinto dor sw cabeça dor na garganta abaixo do queixo sinto uma bolinha e doi o ouvido tbm .meu leucócitos está em 12.800 meu exame deu uma discretissima leucocitose e discretissima linfocitose absoluta. O q devo fazer

    Reply

    • RetinaPro

      |

      Ola Adriana, obrigado pelo contato, As vezes, em casos muito recorrentes pode se utilizar os medicamentos de forma ininterrupta, mas procure um medico retinologo e um infectologista para verificar se é a melhor escolha para seu caso. Atenciosamente, Equipe RetinaPro.

      Reply

  • Miriam Aparecída de Oliveira Santos

    |

    Tive toxocosplamose congenita,corro o risco de ter demovo,tenho gatos em casa.

    Reply

    • RetinaPro

      |

      Ola Miriam, existe o risco de você ainda ter microrganismos “adormecidos”na cicatriz, por isso é importante sempre manter consultas regualres com o oftalmolgista e procurar atendimento de urgencia caso sinta qualquer embaçamento na visão. Atenciosamente, Equipe RetinaPro.

      Reply

  • Amanda Lessa

    |

    Muito interessante a matéria! Obrigada pelos esclarecimentos. Tive uma uveíte devido a toxoplasmose e tomei a medicação definida pelo oftalmo e periodicamente a cicatriz é avaliada sem ter aparentado qualquer atividade. Isto à aproximadamente 15 anos. Gostaria de saber se posso doar sangue?

    Reply

    • RetinaPro

      |

      Oi Amanda, obrigado pelo contato… Sim, não há nenhuma contra indicação… Att equipe RetinaPro

      Reply

  • Wagner Matos

    |

    Estou tratando a Toxoplasmose pela terceira vez. Tive aos 17 anos, depois aos 22 anos e agora novamente aos 28 anos após uma gripe muito forte. Sempre comecei o tratamento imediato aos sintomas e a cicatriz não interfere em nada na minha visão. Faço exame oftalmológico todo ano na empresa que trabalho e sempre digo do histórico de duas toxoplasmose e os médicos nem acreditam, sempre demoram um tempo para encontrar a cicatriz. Quero com meu relato e testemunho ajudar e acalmar quem está passando por essa doença, sei que assusta mesmo. O tratamento demora em média 45 dias e nas primeiras semanas não faz tanto efeito, porém seguindo à risca as orientações médicas e tomando os remédios nos horários certos é possível voltar a ter uma visão perfeita. Que Deus abençoe a cada um, como me abençoou nas duas primeiras e creio que minha retina sairá ilesa pela terceira vez!
    EXCELENTE MATÉRIA. PERFEITA.

    Reply

    • RetinaPro

      |

      Olá Wagner…. Muitíssimo obrigado pelo contato e pelo depoimento… Att equipe RetinaPro

      Reply

  • Anna Luiza Soares de Campos

    |

    Fui diagnosticada com toxoplasmose e estou com muito medo de cegar o olho esquerdo. MINHA CONSULTA está demorando para sair.
    PS: Não sei a quanto tempo tenho essa doenca

    Reply

  • paulo

    |

    a uns 8 anos atras fui diagnosticado com toxoplamose a oftalmo mandou eu tomar remedio uns 30 dias e nao resolveu nada,voltei la e ela me falou que o unico geito de resolver e fazer uma cerugia pois ja tem uma lesao no olho esquerdo, agora estou vendo que estou pior cada dia.minha pergunta e so resolve com cirurgia mesmo

    Reply

    • RetinaPro

      |

      Olá Paulo, obrigado pelo contato… Difícil emitir uma opinião no seu caso sem uma avaliação especializada… Att equipe RetinaPro

      Reply

  • Simone

    |

    Descobri no Carnaval deste ano que tenho toxoplasmose… o oftalmo me receitou 40 dias de axitromicina e 15 de corticoide. Mas quase 30 dias apos continuo vendo moscas volantes… e a visão no final do dia fica embaçada.. diminui o brilho da tela do computador… eu sou alérgica a Sulfa devido a Stevens Johnson que tive em 2006 alérgica a dapsona. Esse tratamento demora??? Que quw devo ter ? Obrigada

    Reply

    • RetinaPro

      |

      Olá Simone, as vezes o tratamento demora mesmo a dar resposta… Att equipe RetinaPro

      Reply

  • Tania marques

    |

    bom dia bem esse texto me ajudou bastante pois meu marido pegou uma gripe e descobrimos que ele tem toxoplasmose ocular, mas depois que li este texto fiquei mas tranquila apesar da medica já ter dito que tem tratamento…muito obrigada

    Reply

    • RetinaPro

      |

      Oi tania, obrigado pelo contato. Ficamos felizes em poder ter ajudado. Atenciosamente, Equipe RetinaPro.

      Reply

  • bruno paulo

    |

    ola, fui diagnosticado com toxoplasmose,to com moscar voantes na visão e visão totalmente turva de um olho só,quanto tempo leva exatamente para que suma esses problemas?

    ja tenho umas semana tomando remedios.

    Reply

    • RetinaPro

      |

      Olá Bruno, obrigado pelo contato… Dependendo do tamanho da lesão pode levar algumas semanas para sumir completamente… Mas seu médico retinologo poderá esclarecer melhor a respeito… Espero ter ajudado… Att equipe RetinaPro

      Reply

  • Claudio Henrique

    |

    Olá, me chamo Cláudio, no dia 09/02/18 eu fui ao oftalmologista pois estou com um problema no olho esquerdo, o médico me consultou e me passou uns exames e uns remédios anti inflamatório (colírio e comprimido) pra mim tomar durante 30 dias, mais a minha dúvida é se devo parar de tomar os medicamentos que ele receitou quando passar os 30 dias, pois os remédios estão acabando e estou com medo de piorar o problema no meu olho ao parar de tomar os remédios.
    Obs : O oftalmologista me disse que estou com um problema chamado “toxoplasmose” e além dos remédios, tenho que fazer alguns exames, hvs, sangue, e raio X do olho.
    Por favor o que devo fazer?

    Reply

    • RetinaPro

      |

      Ola Claudio, obrigado pelo contato.Siga rigorosamente o que esta escrito na sua receita. Atenciosamente, Equipe RetinaPro.

      Reply

  • Raryany

    |

    Olá, tenho no meu olho direito uma pequena lesao de retinocoroidite cicatrizada na macula.tão pequena que n interfere em nada,resultante de toxoplasmose quando pequena. 
    Gostaria de fazer um concurso que diz no edital que 4.1 São condições clínicas, sinais ou sintomas que incapacitam o candidato no concurso público, bem como para a posse no cargo:
     m) lesões retinianas, retinopatia diabética;

    Queria tanto esse concurso.. N tem cirurgia para meu caso?

    Reply

    • RetinaPro

      |

      Olá raryany, obrigado pelo contato… Nao existe cirurgia para toxoplasmose… Att equipe RetinaPro

      Reply

  • Gerllane maia

    |

    Olá boa noite, tenho toxoplasmose a dois anos a 1 ano tive uma recidiva da doenca e tive a perca da visão do olho direito e tbm passou pra o esquerdo mas ainda n afetou a mácula do esquerdo. Mas tenho medo pois tomo predinisolona e desametaxona com muita frequência pois tenho outra alergia tbm, oque devo fazer pra evita que ela se manifeste.novamente posso mim projudica com o uso desse remédios

    Reply

    • RetinaPro

      |

      Olá Gerllane, obrigado pelo contato… O corticoide pode afetar seu sistema imunológico, dependendo da dose que vc usa… Pergunte ao seu médico se a dose que vc usa é imunosupressora ou antinflamatoria… Att equipe RetinaPro

      Reply

  • yolanda raimundo

    |

    Me ajudou bastante,na confirmação do meu diagnóstico.Agora estou tratando esta doença mas foi devido a uma dieta extrema que fiquei afectada com esta doença

    Reply

  • Tatiana de Oliveira Lemos

    |

    Meu filho tem toxoplasmose ocular congênita e pegou conjuntivite, isso pode causar a recidiva da doença?

    Reply

    • RetinaPro

      |

      Olá Tatiana, em geral, não… Att equipe RetinaPro

      Reply

  • Bruce Marllon

    |

    Fui diagnosticado com toxoplasmose e o médico oftalmologista disse que ela n tem cura.E que devo conviver com Isso.Ela pode causar outros problemas mesmo?Tou precupado

    Reply

    • RetinaPro

      |

      Ola Bruce
      obrigado pelo contato. Na verdade, as recidivas são curadas com o tratamento com antibiotico. Porém n maioria das vezes, oq ue ocorre é que ficam protozoarias “inativos” na cicatriz da lesão, e qualquer queda do sistema imunológico (doença grave, gripe forte, dietas extremas, falta de sono, etc) pode causar um reaparecimento/ recidiva da doença. Portanto deve estar sempre atento aos sintomas e cuidar para manter a saude em dia. Espero ter ajudado. Atenciosamente, Equipe RetinaPro.

      Reply

  • janio

    |

    Excelente texto. Pode ser diagnosticado uveite ocular quando exames de sangue para toxoplasmose trazem IGM não reagente e IGG reagente (650.0)? ou o diagnostico precisa ser comparado com outros fatores?

    Reply

    • RetinaPro

      |

      Oi janio
      Pode ser diagnosticado sim; Em geral o diagnóstico é dado pelo aspecto da lesão de fundo de olho, associado a um IgG +, não é necessário que tenha IgM +…att Equipe RetinaPro.

      Reply

      • Linda Evelyn

        |

        O mapeamento de retina é suficiente para diagnosticar a toxoplasmose? A toxoplasmose afeta apenas a retina ou o vitreo do olho também?

        Reply

        • RetinaPro

          |

          Oi Linda, obrigado pelo contato. O diagnóstico é feito pelo oftalmogista com base no exame de fundo de olho, em geral o mapeamento de retina. A toxoplasmose afeta a retina, mas o vitreo pode ser atingido por contiguidade causando uo que chamamos de vitreíte. Atenciosamente, Equipe RetinaPro.

          Reply

  • Tatyanna Gêner

    |

    Texto esclarecedor! Existe algum medicamento intravenoso para tratamento de toxoplasmose ocular?

    Reply

    • RetinaPro

      |

      Olá Tatyanna, obrigado pelo contato… Os antibióticos de escolha para tratamento da toxoplasmose ocular são usados via oral… Nao se usa medicamento endovenoso nesse caso… Att equipe RetinaPro

      Reply

Deixe um comentário